Nunca os sites e apps de ajuda financeira pessoal foram tão importantes e recomendados como nos dias atuais. E as causas disso são bastante simples: de acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), quase 40% dos consumidores brasileiros estão endividados, 45% entraram no ano de 2018 com as suas receitas no limite e apenas 12% estão com as contas 100% equilibradas E mais: cerca de 50% dos que possuem algum tipo de financiamento ou tomaram empréstimos admitem que estão em atraso ou estiveram em algum momento durante o financiamento. Já com relação às famílias, no final de 2017, 62,3% estavam endividadas, 25,7% possuíam contas atrasadas e 9,6% admitiram não ter mais a menor condição de honrar as dívidas contraídas.
Pouco mais de 60% das famílias brasileiras possuem dívidas, e uma das principais soluções para isso é o controle financeiro pessoal.
Esses números revelam a urgência de se implantar um projeto de maior abrangência, com técnicas e métodos que sirvam como apoio àqueles indivíduos dispostos a reequilibrar as suas contas. Nesse sentido, os apps e sites de ajuda financeira pessoal caem como uma luva graças à simplicidade das suas interfaces, sua característica de interatividade, além da facilidade com que podem ser manuseados por indivíduos de todas as idades, independentemente do nível de renda, escolaridade e classe social. O objetivo dessas ferramentas é auxiliar o cidadão comum a organizar as suas finanças por meio de técnicas e métodos que lhe ensinam a calcular o real tamanho das suas dívidas, a sua verdadeira renda mensal, as despesas consideradas fixas ou eventuais, entre outras informações fundamentais para um planejamento financeiro, com o consequente estabelecimento de metas para o reequilíbrio das contas pessoais. Um reestabelecimento que deverá passar, necessariamente, pelo hábito de fazer o registro de todo o dinheiro que sai do seu bolso (desde o cafezinho até as parcelas do financiamento), pela definição de prioridades e reais necessidades de consumo, desenvolvimento do hábito de poupar, entre outros padrões de comportamento que deverão ser incorporados ao dia a dia. As ferramentas mais recomendadas para quem deseja atingir esses objetivos estão listadas a seguir.
Os 6 melhores sites de ajuda financeira pessoal
1. GuiaBolso
O site GuiaBolso tem como principal característica oferecer uma economia de tempo durante o processo de ajuste das contas e das finanças pessoais. As receitas e despesas são gerenciadas de forma simples e prática, e ainda com a vantagem de conectar a ferramenta com a conta corrente e os cartões de crédito do usuário. Por meio de gráficos e esquemas, o site organiza as suas despesas de acordo com critérios que as padronizam. O resultado disso é, entre outras coisas, a possibilidade de criar uma meta de gastos em cada categoria específica (alimentação, vestuário, lazer, pagamento de dívidas etc.), além de poder acompanhar quanto já foi gasto e quanto ainda poderá gastar em cada um desses compromissos. O procedimento é realizado através da inserção dos seus dados de acesso ao banco online. Estes, ao serem inseridos na página, permitem a busca por todas as transações efetuadas, a organização dos gastos fixos em categorias, o acompanhamento dos gastos, a consulta de saldos, entre outras ações.
Por meio de gráficos e esquemas, o site organiza as suas despesas de acordo com critérios que as padronizam.
2. InfoMoney
Este é um dos mais tradicionais sites de gerenciamento de finanças pessoais do mercado. Ao acessá-lo, o usuário receberá dicas de como economizar no dia a dia com pequenas modificações no seu comportamento, sobre os melhores investimentos para indivíduos com baixa renda, como lidar com os desejos supérfluos — tudo isso por meio de matérias em forma de artigos simples, diretos e objetivos. De acordo com a maioria dos especialistas em finanças pessoais, a facilidade do acesso à Internet — presente nas residenciais de quase 60% dos brasileiros — é a principal razão para o sucesso desses sites de gestão financeira pessoal. Os sites têm sido uma das melhores maneiras de iniciar um projeto de reeducação financeira, sem a necessidade de altos investimentos com cursos e materiais informativos — graças à preocupação, cada vez maior, em investir em especialistas e ferramentas do segmento da economia.
O InfoMoney é um site de ajuda financeira pessoal que, entre outras coisas, oferece dicas de como como economizar com pequenas modificações no seu dia a dia.
3. Meu Dinheiro Web
O Meu Dinheiro Web se autodefine como um “Sistema para Controle Financeiro Online”, através do qual é possível importar extratos bancários, administrar gastos com cartões de crédito, elaborar um orçamento, definir metas para gastos pessoais, planejar investimentos em poupança e previdência privada, entre outros procedimentos simples do dia a dia. É considerado um dos sites mais completos, e bastante conhecido pelo seu amplo raio de ação — por dedicar-se tanto à gestão financeira pessoal como também de empresas e demais instituições com fins lucrativos. Por meio de relatórios, esquemas, gráficos, entre outras ferramentas disponíveis para Android e IOS, é possível, por exemplo, receber aviso via e-mail sobre o vencimento de faturas, relatórios em forma de gráficos sobre gestão de finanças, extratos e saldos bancários, além de várias outras ferramentas para a reeducação financeira e o controle de gastos.
Para aqueles que sofrem com dívidas no cartão de crédito, o site oferece dicas e ferramentas para melhor administrá-los.
4. Finanças Forever
O hábito de poupar, ultrapassar momentos de crises e controlar os gastos são apenas alguns dos temas abordados por essa que é considerada uma das melhores ferramentas para a ajuda financeira pessoal existentes no mercado. É recomendado para aqueles que pretendem iniciar uma nova trajetória e desenvolver o hábito, bastante saudável, de manter as suas contas organizadas. Uma comunicação fácil, artigos produzidos por quem entende do assunto, elaboração de cursos e e-books com dicas de como realizar um bom planejamento financeiro, compõem a sua estrutura e determinam os objetivos do site. O seu ponto forte, na opinião da maioria dos usuários, é a constante preocupação em oferecer a ferramenta de controle financeiro ideal para indivíduos com os mais diversos perfis — desde a dona de casa, às voltas com a melhor maneira de evitar o desperdício de alimentos e racionalizar as compras do mês, até o empresário interessado em saber como ultrapassar um cenário de crise econômica.
Por meio de artigos muito bem elaborados, o Finanças Forever ensina, entre outras coisas, a desenvolver o hábito de poupar e planejar o futuro.
5. Dinheirama
O site Dinheirama se autodefine como “uma empresa especializada em educação financeira por meio de ações estruturadas que procuram melhorar o nível de conhecimento econômico de empresas e cidadãos comuns”. Os seus idealizadores apostam numa comunicação simples, objetiva e sem termos técnicos exagerados que, de acordo com a sua visão, têm mais o objetivo de disfarçar a pobreza do seu conteúdo do que propriamente ensinar. Algumas matérias, por exemplo, mostram como dar o primeiro passo para a conquista dos seus ideais. Outras oferecem subsídios para aqueles que ainda têm dúvidas sobre poupança e demais investimentos. Há artigos que mostram um panorama da realidade econômica mundo afora. Enquanto outros fazem simulações de finanças, dão dicas de aplicativos de ajuda financeira pessoal, entre outros tipos de conteúdo.
O site Dinheirama pretende, por meio de artigos simples e diretos, ensinar como dar o primeiro passo para a conquista dos seus objetivos.
6. Minhas Economias
A intenção primordial do Minhas Economias é, segundo os seus criadores, ser um “gerenciador financeiro” via web. Ou seja, acessando o site, o usuário poderá fazer um planejamento de toda a sua vida financeira pessoal: despesas e receitas, empréstimos e financiamentos, elaboração de orçamentos, além de poder tirar dúvidas sobre finanças e sobre os melhores investimentos do mercado. O site ainda oferece os seus famosos aplicativos de controle financeiro (para Android e iPhone), que também funcionam como gerenciadores de finanças offline — o que dispensa uma conexão com a Internet para fazer registros, acompanhar gastos, vencimentos de faturas, financiamentos, saldos, extratos, receber sugestões de quanto poupar para algum fim específico, entre várias outras ações.
O objetivo principal do Minhas Economias é, segundo os seus criadores, mostrar como é possível fazer um planejamento de toda a sua vida financeira pessoal.
Os 6 melhores apps de ajuda financeira pessoal
1. GuiaBolso
Esse é um aplicativo que promete ajudar os usuários a gerenciar os seus gastos, elaborar orçamentos, definir prioridades, além de controlar o vencimento das suas obrigações financeiras. Ao utilizar as suas funcionalidades, como o “controle financeiro”, por exemplo, é possível criar uma lista com as suas despesas e receitas (em categorias) e controlá-la diariamente, semanalmente ou mensalmente. Com ele também é possível sincronizar várias contas correntes ao mesmo tempo, consultar gratuitamente o seu CPF, traçar metas de poupança e controle de gastos, entre outras funções, que fizeram do aplicativo uma referência para revistas especializadas como a Forbes, Exame, Época Negócios, entre outros periódicos do setor de economia.
O GuiaBolso é referência para revistas especializadas como a Forbes, Exame, Época Negócios, entre outros periódicos do setor de economia.
2. Gullak
A funcionalidade que mais se destaca no Gullak, é a que alerta o usuário sobre o vencimento das suas obrigações financeiras. O procedimento é bastante simples: por meio de um SMS, o cliente é avisado sobre contas a pagar e a receber, situação dos seus cartões de crédito, pagamento de impostos, saldo bancário, entre outras informações que, segundo os seus criadores, são capazes de fazer com que um indivíduo economize até 30% com as suas despesas mensais. O aplicativo é gratuito, disponível para Android, e deve estar disponível futuramente também na App Store.
As funcionalidades desse aplicativo, segundo os seus criadores, são capazes de fazer com que um indivíduo economize até 25% com as suas despesas mensais
3. Organizze
O Organizze é um aplicativo para o gerenciamento das finanças pessoais, utilizado por mais de 1 milhão de pessoas em todo o país. Com ele, é possível acessar via Internet várias contas correntes (com os seus respectivos saldos e extratos), além de um relatório com todos os lançamentos previstos mensalmente pelo banco. Ainda tem funcionalidades interessantíssimas, como a “categorização de lançamentos” (uma ferramenta criada para o controle de todo o percurso feito pelo seu dinheiro), alerta sobre a aproximação do vencimento de pagamentos e recebimentos, sem esquecer do recurso “Meta”, cuja função é ajudar o usuário a atingir os seus objetivos financeiros. O aplicativo também funciona offline, está disponível para Android e IOS e oferece a opção de adesão a diversos planos.
Alertar sobre a aproximação do vencimento de pagamentos e recebimentos é uma das principais funcionalidades do Organizze.
4. Toshl Finanças
O Toshl é, basicamente, um app para o controle de gastos e de receitas. Com ele, é possível sincronizar várias contas correntes ao mesmo tempo, acessar planilhas para registros financeiros, receber avisos sobre o quanto ainda tem disponível para pagamentos, além de permitir a criação de metas, elaboração de um orçamento mensal, um relatório sobre o quanto conseguiu fazer de economia, entre outras funcionalidades. Ele é considerado um dos mais originais apps de ajuda financeira pessoal da atualidade, graças à qualidade e simplicidade dos seus gráficos e planilhas, à sua interatividade, interface bastante divertida e original, além de estar disponível para Android e IOS Com médias de avaliações entre 4 e 4,5 no Google Play, e entre 4,3 e 4,5 na App Stores, o Toshl configura-se como um dos apps de gestão financeira mais populares do mercado.
Este é considerado um dos mais originais apps de ajuda financeira pessoal da atualidade, graças à originalidade e simplicidade da sua interface.
5. Gastos Diários 3
O app Gastos Diários 3 também pode ser definido como uma ferramenta para auxiliar o usuário a melhor administrar essa complicada relação receitas x despesas. Ele permite o registro de todos os seus gastos e ganhos mensais. Em seguida, faz uma espécie de relatório, no qual serão apontados os seus erros, acertos e onde precisa melhorar. Além disso, organiza essas receitas e despesas por categorias, produz relatórios diários, semanais, mensais e anuais, programa registros e contabilizações que deverão ser feitos automaticamente no futuro. Ou seja, tudo o que um aplicativo de gestão financeira pessoal deve oferecer.
Uma ferramenta para ajudar o usuário a administrar essa complicada relação receitas x despesas. Assim pode ser definido o app Gastos Diários 3.
6. Finance
Um dos melhores apps para o gerenciamento financeiro pessoal está disponível para Android e IOS. Com ele é possível lançar todas as transações bancárias no celular, receber saldos e extratos bancários, produzir gráficos e relatórios mensais com todas as despesas e receitas desse período, sincronizar contas correntes (com o NEW Finance V10, nas versões Standard e Professional), entre outras funções. Somam-se a estas as funcionalidades para o gerenciamento de contas bancárias e cartões de crédito, de contas a pagar e receber, para a categorização de lançamentos, receitas, despesas etc. Todas essas funções são executadas em real, dólar, libra e euro. Está disponível para Android e IOS. Além disso, é gratuito, mas com versões pagas a um valor entre R$ 5,00 e R$ 9,90.
Um dos motivos de ele ser considerado um dos melhores apps para ajuda financeira pessoal, é o fato de permitir o lançamento de todas as transações bancárias no celular.
Com o advento da informática, até mesmo as ferramentas de gerenciamento financeiro tornaram-se uma realidade na vida dos cidadãos comuns. Na sua opinião, elas realmente funcionam? Deixe a sua resposta, em forma de um comentário, logo abaixo. E continue acompanhando as nossas publicações.
Compartilhe esse conteúdo