8 dicas incríveis de como traçar metas SMART

5 de junho de 2018
Por Marden Rodrigues

Tanto para a vida profissional quanto para a pessoal, cada vez mais o contexto no qual estamos inseridos exigem que metas SMART sejam traçadas.

Contexto esse no qual muito informação, conhecimento e tecnologia se inter-relacionam, é necessário gerir e filtrar todo esse conteúdo.

Estratégia e objetivos ajudam a chegar em um ponto e a escolher quais são os caminhos a percorrer.

Com as metas SMART você pode conquistar aquele aumento de vendas no seu setor ou realizar para a sua vida pessoal um curso de pós-graduação para se tornar mais qualificado no mercado.

Veja como não é difícil traçar o seu planejamento usando essa ferramenta.

O que é uma meta SMART?

As metas SMART, smart significa esperto em inglês, foram criadas por Peter Drucker (1909-2005) considerado o pai da Teoria da Administração Moderna. A organização e prática de gestão em grandes corporações derivam do pensamento de Drucker.

Construa projetos eficientes que trazem melhorias para organização com as metas SMART.

Essas metas criadas por ele são uma ferramenta para a definição de objetivos que amparam todas as fases de um plano de negócios, do planejamento à aplicação.

Os objetivos elencados devem seguir uma série de critérios para que sejam adequadamente cumpridos e, desse modo, possibilitem uma boa eficiência operacional.

Cada letra da palavra corresponde uma etapa da técnica — todas indispensáveis para o êxito da estratégia.

 

Specific – Específica

Essa primeira etapa instrui que os objetivos devem ser específicos. Portanto, precisam ser claros e não permitem várias interpretações. Ao serem lidos, a pessoa deve entender imediatamente, sem compreensão dúbia ou controversa.

O ideal é que os objetivos sejam bem detalhados. Não use frases vagas, como “no ano de 2018 vender mais” ou “aumentar a produção”. Elas não explicam o quanto deve ser alcançado.

Perguntas que ajudam nessa fase:

  • Qual o motivo desse objetivo?
  • Quais são as pessoas envolvidas no projeto?
  • Quais são as restrições do objetivo?
  • Quais são as demandas básicas para que ele possa ser colocado em prática?
  • O que está vinculado ao comprometimento dessa meta?
Seja detalhista na fase de definir os objetivos isso tem um impacto muito forte na geração de resultados.

Agora, um exemplo sintético da definição de objetivos usando a etapa “specific”: Aumentar o faturamento em 15% na região Norte até junho de 2018, pode ser do país, cidade ou bairro, depende do tamanho da sua empresa e das suas metas. Equipes envolvidas A e B, não pode haver redução da margem de lucros ou de índice de satisfação do cliente. Investimento com 40% de verba reservada.

Percebeu? Há indicadores, números a serem alcançados, pessoas envolvidas e onde essa estratégia será aplicada. Se você sentir a necessidade de ser mais detalhista, não se prenda a essas perguntas.

Elas podem variar dependendo do contexto corporativo da sua empresa.

Mensurable – Mensurável

A etapa mensurable exige que os objetivos precisam ser mensuráveis. Ou seja, passível de medição. Envolve números e indicadores.

A definição dos seus objetivos deve ser manipulada e interpretada numericamente. Caso você perceba que não é possível transformá-los em número, volte para a etapa especific e refaça as definições.

Outro problema que pode ocorrer é você perceber que os objetivos são mensuráveis, mas não há as ferramentas, sistemas ou software para realizar esse procedimento. Então, providencie isso.

Às vezes, a falta de coleta e interpretação de dados impedem os gestores de mensurar as metas. Nas organizações o volume de dados é grande e eles servem para você alcançar objetivos, saber como anda a empresa e o que precisa ser melhorado.

Não perca tempo, hoje trabalhar com dados é de extrema importância.

Pense em perguntas como:

  • Quanto preciso que as vendas aumentem?
  • Qual a porcentagem das vendas hoje o quanto eu quero alcançar?
Para mensurar um resultado não esqueça de apresentar números em gráficos. Esses dados precisam ficar muito bem explicados para toda a equipe.

Attainable – Alcançável

Muitas estratégias organizacionais geram problemas e chegam até a deixar colaboradores desmotivados.

Por quê? Simples, as metas colocadas na primeira fase são ilusórias, quando não irracionais e não correspondem à realidade.

Os objetivos devem seguir uma razoabilidade mínima para que não pareçam ideias distantes. Eles podem ser audaciosos dentro do contexto de mercado, da cultura corporativa e da demanda de colaboradores da sua empresa.

As metas devem ser estruturadas com tamanha resistência que representem uma motivação e engajamento diário para os funcionários envolvidos no projeto.

Avalie as particularidades, pois cada objetivo pressupõe aspectos singulares e, portanto, as considerações variam consideravelmente.

Possíveis questões:

  • A empresa possui os recursos humanos, financeiros e organizacionais para viabilizar o projeto?
  • O cenário econômico está favorável ao projeto?

 

Relevant – Relevante

Além de alcançáveis, as metas SMART devem ser relevantes. O que adiante montar um planejamento e não verificar se os resultados serão relevantes e constituirão benefícios para a organização?

Nada, não é verdade?

Você deve ter percebido que as etapas attanaible e relevant são muito relacionadas. Ambas comportam a verificação do projeto. Todo o planejando deve corresponder à realidade da corporação, a real disposição da equipe.

Verifique também possibilidades de efeitos colaterais. Como prejuízo da imagem institucional da empresa ou no código de ética pactuado. Portanto, veja quais são as possíveis consequências da implementação do projeto.

 

Time-Based –Temporal

Última fase das metas SMART. Os objetivos nesta etapa devem ter um prazo para sua realização e cumprimento.

Ao estipular um prazo para o projeto, você consegue organizar gerencialmente os colaboradores e avaliar se as metas estão caminhando. Ademais, isso evita desorganização e procrastinação.

Todo projeto precisa ter começo e fim para gerar resultados, já que eles são construídos como soluções de problemas ou para o crescimento da organização.

O tempo estipulado pode ser curto, médio ou longo. O importante é que as pessoas envolvidas saibam as datas de entrega dos seus serviços.

Em projetos de médio e longo prazo existe o tempo de cada etapa do projeto. Para cada colaborador, todos esses prazos precisam condizer com o prazo final do projeto.

Uma dica é realizar reuniões periódicas para feedback, dúvidas, sugestões e solução de problemas.

Defina metas

Diante do que foi exposto, mais do que nunca as metas devem ser objetivas e claras. Detalhadas, relevantes, realizáveis em espaço de tempo.

É como um labirinto, são muitos caminhos, mas há aquele que leva você ao ponto certo. Você também pode conseguir isso ao utilizar as metas SMART.

Isso não só envolve projetos, mas também funções desempenhadas no cotidiano profissional. Os colaboradores constantemente se deparam com um número cada vez maior de tarefas e algumas não são concretizadas por falta de planejamento.

Aplicar as metas SMART nesse aspecto também ajuda muito.

Quais são os objetivos de uma meta SMART?

O objetivo dessas metas é:

  • Tornar os projetos e outras atividades realizáveis;
  • Alcançar os resultados que proporcionam o amadurecimento e crescimento da organização;
  • Definir planos sustentáveis com foco em melhorias;
  • Determinar um direcionamento, assim ninguém fica perdido no meio do caminho ou fica sem saber porque aquelas ações precisam ser feitas.

Existem vários caminhos a percorrer. Cada um apresenta dificuldades e oportunidades, as metas SMART ajudam a analisar as melhores práticas e comparar os efeitos.

Quais são os benefícios?

Ter um projeto em comum em que o objetivo foi compartilhado deixará a sua equipe mais motivada e engajada. Hoje, a maioria das empresas percebe que o capital humano é a principal diferença para uma organização conseguir destaque no mercado.

Além disso, a oportunidade de novos negócios aumenta, já que todos estarão mais criativos e envolvidos em novas tarefas. Os famosos insights surgem quando as pessoas estão habituadas a pensar sobre novas ideias e são proativas.

São conquistas adquiridas ao longo do tempo, que trazem expertise e conhecimento aos envolvidos.

As metas SMART trabalhadas em cada etapa com seriedade esclarecem os objetivos e a maneira como as ações devem ser feitas, deixando bem claro aonde a organização pretende chegar.

Ainda tem alguma dúvida sobre as metas SMART? Deixe um comentário. Podemos ajudá-lo. Acompanhe o nosso blog, sempre há novas dicas.

Até a próxima.

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