Dicas de empreendimentos simples no período de pandemia
Se tem uma coisa que o brasileiro sabe ser é criativo e resiliente, especialmente em momentos difíceis. E com a pandemia não foi diferente. Sabemos que a Covid-19 trouxe inúmeros impactos negativos para a economia do país e pudemos ver muitos brasileiros perderem parte ou toda a sua renda durante esse período.
O desemprego bateu o recorde durante a pandemia. Para se ter uma ideia, houve um aumento de 43% no número de desempregados no país, e hoje já são 14 milhões de brasileiros desempregados, segundo dados divulgados pelo IBGE.
Mas como esses cenários adversos não são algo que intimidam o nosso povo, muitos conseguiram ou estão conseguindo driblar a crise. Os brasileiros têm usado suas habilidades e criado maneiras de ganhar dinheiro, evitando que as dívidas se acumulem, e garantindo ainda uma renda extra para o fim do mês.
Mas você pode estar pensando: como iniciar o meu negócio se não tenho grandes quantias de dinheiro? Calma. A gente te explica! Primeiro, vamos esclarecer uma coisa. Não é preciso ter uma grande quantia de dinheiro para começar um empreendimento. Com estratégia e organização, tudo é possível.
Uma das grandes dicas que a gente dá para quem quer começar a empreender é: trabalhe com o que você já conhece. Quando você desenvolve uma atividade na qual já tem experiência, o seu negócio evolui junto das suas habilidades. E isso torna o seu trabalho muito mais produtivo!
Outro fator muito importante é: evitar gastos desnecessários nesse momento e planejar como você quer iniciar o seu negócio. Para ter sucesso no que deseja fazer, é preciso ter planejamento, principalmente quando o dinheiro está limitado. Tenha cautela e não gaste além do necessário.
Calcule, então, todas as suas economias e o que você pretende gastar. Analisar os custos e despesas e calcular o quanto você realmente tem, permitirá a organização das suas finanças.
E que tal, antes de iniciar seu novo empreendimento, procurar quem pode ser seu cliente? Isso vai te ajudar a criar uma rede de pessoas próximas e que gostam do seu produto. A partir disso, você poderá desenvolver um bom relacionamento e expandir sua clientela ao longo do tempo. Não há nada melhor do que o famoso “boca a boca”! E uma ótima forma de fazer isso é através dos meios de comunicação, seja via e-mail, Facebook Messenger ou WhatsApp Business.
Use as redes sociais! Elas são uma poderosa maneira de divulgação. Além disso, é um dos meios mais acessíveis, pois você pode divulgar sua marca sem precisar dispor de muito dinheiro. Sua divulgação pode ser totalmente gratuita e de uma forma fácil e prática.
Por fim, faça um acompanhamento de tudo que você faz, e veja se o seu negócio está dando resultado. Viu, só? Não é um bicho de sete cabeças. Mas calma! A gente vai facilitar ainda mais a sua vida. Porque você pode estar pensando que não faz ideia de como começar, ou de qual negócio se envolver, ou que não tem habilidades para iniciar um empreendimento. A Barkus vai te ajudar.
Como investir sem grandes recursos
A nossa primeira dica é: Comercialize alimentos e refeições
A busca por refeições mais baratas e entregues em casa cresceu ainda mais com a Covid-19, segundo o Ministério da Economia. Em 2014, o número de pessoas que vendiam alimentos para consumo familiar estavam em 102.100. Em 2020, foram 247.700. Ou seja, houve um salto de 142%. O MEI hoje representa 94% das empresas que trabalham com alimentação para consumo domiciliar.
Mas não pense que essa oportunidade só cresceu por conta da pandemia. O mercado de alimentação é um dos mais atrativos no país e sempre apresenta uma demanda alta. Sendo assim, se você gosta de cozinhar, comercializar alimentos pode ser uma ótima alternativa. E as opções são variadas. Até alimentação natural para pets hoje está em alta! Escolha o ramo que você quer trabalhar, crie um cardápio e divulgue.
Outra opção é cuidar de animais de estimação
Muitas pessoas durante a pandemia adotaram um bichinho. Mas, agora, com as atividades voltando ao normal, muitos donos não têm com quem deixar os pets ou não têm como levá-los para passear, enquanto estão ausentes. Se você gosta de animais, porque não investir nesse nicho?
Produção de sabonetes artesanais
Produzir sabonetes não é difícil, é barato e lucrativo. Isso porque muitas pessoas optam pela compra de sabonetes artesanais por conter apenas naturais e caseiros, sem qualquer tipo de química. Sendo assim, é uma ótima forma de ganhar dinheiro e com pouco investimento.
Conclusão
Esperamos que essas dicas tenham ajudado você de alguma forma. É possível sim empreender com pouco dinheiro. Mas lembre-se sempre de usufruir da internet e do ambiente online para divulgar os seus serviços ou produtos, além da sua rede de amigos e conhecidos. O boca-a-boca é também uma ótima forma de impulsionar os negócios!
Referências
https://focanodinheiro.neon.com.br/empreender/melhores-negocios-para-abrir-com-pouco-dinheiro
https://www.dicasdemulher.com.br/negocios-faceis-para-empreender-individualmente/
https://www.jornalcontabil.com.br/confira-as-melhores-ideias-de-como-empreender-na-crise/
https://meubolsoemdia.com.br/Materias/negocios-para-comecar-em-casa-na-pandemia
Compartilhe esse conteúdo